Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de março de 2013

PÁSCOA - MUITO ALÉM DOS COELHINHOS : "AGREGUE VALORES"


          Datas comemorativas como a Páscoa são um desafio na educação dos pequenos: como abordar um assunto que tem origem religiosa diante da diversidade de crenças do espaço escolar?
        Antigamente, o tema era tratado de forma isolada, envolvendo as crianças em atividades lúdicas, nas quais o coelho e os ovos representavam apenas o "dia de ganhar chocolate". 







             Hoje,  o papel da escola é  explorar a data priorizando os significados morais e culturais que a ela estão relacionados, contextualizar a PÁSCOA principalmente atribuindo a esta o sentido de PARTILHA , SOLIDARIEDADE, focando o trabalho em valores e utilizando os símbolos mais atrativos para as crianças (como o coelhinho e o ovo) de forma lúdica e motivadora para atividades que envolvem o Faz de Conta, a Psicomotricidade, os trabalhos de artes (música, teatro e trabalhos manuais ).
               Se a escola não partir por esse caminho, acabamos reforçando o discurso consumista da mídia que valoriza o coelhinho e o ovo da Páscoa apenas no sentido de vender mais chocolate.



COM  ESSA MÚSICA TRABALHAMOS DRAMATIZAÇÃO , LINGUAGEM , EXPRESSÃO FACIAL, ALÉM  DA  OBEDIÊNCIA, TEIMOSIA, ETC.



 






ALGUMAS SUGESTÕES QUE ENCONTREI NO GOOGLE IMAGENS :






Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Compartilhar e multiplicar idéias sobre Educação pode fazer toda a diferença no mundo atual".Por isso, agradeço seu comentário.