sexta-feira, 15 de março de 2013

PRÉ-LEITORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

         Os livros de História despertam a curiosidade das crianças. Porém, o gosto pela leitura só se efetivará, se os livros estiverem presentes em seu universo: em casa, na escola, no dia a dia.

           O livro deve ser mostrado à criança como um brinquedo especial, como uma forma de descobrir o mundo. Não apenas presentes, os livros infantis devem estar ao alcance das crianças, a uma altura manuseável por elas, e não no alto das prateleiras.

        Desde que meus filhos João Pedro e Ana Gabriella eram bebês , oferecia e gostava de lhes presentear com livros de história, acumulamos nesses últimos 12 anos várias coleções infantis de temas variados, bem coloridos , clássicos inesquecíveis , fábulas , poesias e novas histórias... e como atualmente a maioria dos temas não interessam mais à faixa etária que se encontram (10 e 12 anos), resolvemos doar para minha sala de aula os livrinhos, enriquecendo nossa “Caixa de Histórias” do cantinho de Leitura e oferecendo novo e valioso destino aos livros que poderão agora encantar meus alunos, pequenos pré-leitores.    
 A "Caixa de Histórias " é  RECICLADA , utilizei uma caixa de madeira para legumes e frutas, descartada por Supermercados, pintei de verde e decorei com retalhos de EVA, tudo muito simples.
(João Pedro hoje com 10 anos doou seus livrinhos e ajudou a organizar a nossa caixa)  
           O ato de ler é algo que se educa. Assim como se educa o ato de se apreciar um quadro ou uma escultura dentro de um museu, ou mesmo as árvores de um jardim, educa-se a maneira de ler, a forma de se lidar com o livro.
         Educa-se, sobretudo, pela interferência do adulto e por seus exemplos na fase que é, para a criança, como já enfatizei, uma fase muitíssimo importante. Diríamos mesmo decisiva, pois a maneira como a criança entenderá o livro e as histórias, neste período, irá acompanhá-la pelo resto de sua vida.

      Buscando os objetivos abaixo, espero que os livros sejam sempre a melhor opção de entretenimento dos meus alunos :

  • ·         Cuidar do livro e valorizá-lo.
  • ·         Ampliar repertório de palavras e histórias conhecidas.

  • ·         Construir frases e narrativas com base nas conversas sobre os livros.
  • ·         Entreter-se com leituras mais longas participando atentamente.
  • ·         Reconhecer e nomear alguns livros.
  • ·         Manipular o livro, folheando as páginas e fazendo referências às imagens.
  • ·         Imitar o adulto lendo histórias .
  • ·         Registrar e reproduzir o que ouviu.

  • ·         Dramatizar a história ouvida.
 
 


 



Um comentário:

  1. Olá Educadora Beatriz, Felicidades para toda sua casa!

    Estamos aqui para convidar você a conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo é unir e divulgar blog de educadores.

    DIVULGUE SEU BLOG no EDUCADORES MULTIPLICADORES e fique em evidência. Compartilhe saberes!

    A parceria é exclusiva para blogs de Educadores/Professores que escrevem conteúdos ligados diretamente à Educação.

    Faça parte da família dos Multiplicadores! Seu blog ficará mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas do Brasil e Portugal. Amplie seu público!

    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    IRIVAN

    ResponderExcluir

"Compartilhar e multiplicar idéias sobre Educação pode fazer toda a diferença no mundo atual".Por isso, agradeço seu comentário.