Os
livros de História despertam a curiosidade das crianças. Porém, o gosto pela
leitura só se efetivará, se os livros estiverem presentes em seu universo: em
casa, na escola, no dia a dia.
O livro deve ser mostrado à criança como um
brinquedo especial, como uma forma de descobrir o mundo. Não apenas presentes,
os livros infantis devem estar ao alcance das crianças, a uma altura manuseável
por elas, e não no alto das prateleiras.
Desde
que meus filhos João Pedro e Ana Gabriella eram bebês , oferecia e gostava de
lhes presentear com livros de história, acumulamos nesses últimos 12 anos várias
coleções infantis de temas variados, bem coloridos , clássicos inesquecíveis ,
fábulas , poesias e novas histórias... e como atualmente a maioria dos temas
não interessam mais à faixa etária que se encontram (10 e 12 anos), resolvemos
doar para minha sala de aula os livrinhos, enriquecendo nossa “Caixa de
Histórias” do cantinho de Leitura e oferecendo novo e valioso destino aos
livros que poderão agora encantar meus alunos, pequenos pré-leitores.
A "Caixa de Histórias " é RECICLADA , utilizei uma caixa de madeira para legumes e frutas, descartada por Supermercados, pintei de verde e decorei com retalhos de EVA, tudo muito simples.
(João Pedro hoje com 10 anos doou seus livrinhos e ajudou a organizar a nossa caixa)
O
ato de ler é algo que se educa. Assim como se educa o ato de se apreciar um
quadro ou uma escultura dentro de um museu, ou mesmo as árvores de um jardim,
educa-se a maneira de ler, a forma de se lidar com o livro.
Educa-se,
sobretudo, pela interferência do adulto e por seus exemplos na fase que é, para
a criança, como já enfatizei, uma fase muitíssimo importante. Diríamos mesmo
decisiva, pois a maneira como a criança entenderá o livro e as histórias, neste
período, irá acompanhá-la pelo resto de sua vida.
Buscando
os objetivos abaixo, espero que os livros sejam sempre a melhor opção de entretenimento
dos meus alunos :
- · Cuidar do livro e valorizá-lo.
- · Ampliar repertório de palavras e histórias conhecidas.
- · Construir frases e narrativas com base nas conversas sobre os livros.
- · Entreter-se com leituras mais longas participando atentamente.
- · Reconhecer e nomear alguns livros.
- · Manipular o livro, folheando as páginas e fazendo referências às imagens.
- · Imitar o adulto lendo histórias .
- · Registrar e reproduzir o que ouviu.
- · Dramatizar a história ouvida.
Olá Educadora Beatriz, Felicidades para toda sua casa!
ResponderExcluirEstamos aqui para convidar você a conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo é unir e divulgar blog de educadores.
DIVULGUE SEU BLOG no EDUCADORES MULTIPLICADORES e fique em evidência. Compartilhe saberes!
A parceria é exclusiva para blogs de Educadores/Professores que escrevem conteúdos ligados diretamente à Educação.
Faça parte da família dos Multiplicadores! Seu blog ficará mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas do Brasil e Portugal. Amplie seu público!
Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.
IRIVAN