quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A importância da comunicação entre Pais e Escola



        A comunicação e o entrosamento entre pais e escola desde o início do ano letivo, deve ser construída com clareza , transparência e objetividade.

        É preciso que esta relação se estabeleça rapidamente, e crie um vínculo positivo que assegure segurança , confiança para todas as partes envolvidas (pais, direção, professores e alunos).

         As trocas recíprocas e o suporte mútuo devem ser a tônica do relacionamento. Os  profissionais da instituição devem partilhar, com os pais, conhecimentos sobre desenvolvimento infantil e informações relevantes sobre as crianças utilizando uma sistemática de comunicações regulares.
           As características da faixa etária das crianças atendidas, bem como as necessidades   atuais de construção de uma sociedade mais democrática e pluralista apontam para a   importância de uma atenção especial com a relação entre as instituições e as famílias.

               As crianças têm direito de ser criadas e educadas no seio de suas famílias. O Estatuto  da Criança e do Adolescente reafirma, em seus termos, que a família é a primeira instituição  social responsável pela efetivação dos direitos básicos das crianças. 
      Cabe, portanto, às   instituições estabelecerem um diálogo aberto com as famílias, considerando-as como  parceiras e interlocutoras no processo educativo infantil.


 Valorizar este momento  representa acreditar que  "Juntos podemos mais !"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Compartilhar e multiplicar idéias sobre Educação pode fazer toda a diferença no mundo atual".Por isso, agradeço seu comentário.