A
comunicação e o entrosamento entre pais e escola desde o início do ano letivo,
deve ser construída com clareza , transparência e objetividade.
É preciso
que esta relação se estabeleça rapidamente, e crie um vínculo positivo que
assegure segurança , confiança para todas as partes envolvidas (pais, direção,
professores e alunos).
As trocas
recíprocas e o suporte mútuo devem ser a tônica do relacionamento. Os profissionais
da instituição devem partilhar, com os pais, conhecimentos sobre desenvolvimento
infantil e informações relevantes sobre as crianças utilizando uma sistemática
de comunicações regulares.
As características da faixa etária das crianças
atendidas, bem como as necessidades atuais de
construção de uma sociedade mais democrática e pluralista apontam para a importância
de uma atenção especial com a relação entre as instituições e as famílias.
As
crianças têm direito de ser criadas e educadas no seio de suas famílias. O
Estatuto da
Criança e do Adolescente reafirma, em seus termos, que a família é a primeira
instituição social
responsável pela efetivação dos direitos básicos das crianças.
Cabe, portanto,
às instituições
estabelecerem um diálogo aberto com as famílias, considerando-as como parceiras
e interlocutoras no processo educativo infantil.
Valorizar este momento representa acreditar que "Juntos podemos mais !"
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