“Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia” (RCNEI, 2001:22).
Partindo do princípio que o ato de brincar é a própria essência da infância, a prática do professor de Educação Infantil deve estar voltada à ludicidade. É necessário planejar tempos e espaços na rotina da Educação Infantil , reconhecendo o valor atribuído ao ato de brincar e a prioridade que a mesma deve ter no processo de aprendizagem na Educação Infantil.
O brincar tendo uma compreensão pedagógica é uma estratégia poderosa na formação da personalidade, nos domínios da inteligência e na evolução do pensamento da criança.
É no brincar que a criança usa a sua imaginação, e é no criar que se brinca com as imagens, símbolos e signos, fazendo uso do próprio potencial, livre e integralmente.
O ato de brincar faz parte da vivência da criança. Brincar é raciocinar,
descobrir, persistir e perseverar; aprender a perder percebendo que haverá
novas oportunidades para ganhar; esforçar-se, ter paciência, não desistir
facilmente. Brincar é viver criativamente o mundo. Ter prazer em brincar é ter
prazer de viver. Brincar com espontaneidade, sem regras rígidas e sem precisar
seguir corretamente as instruções dos brinquedos, é explorar o mundo por
intermédio dos objetos.
O brincar é considerado como uma linguagem da criança, uma forma de comunicação não consciente por meio da qual ela expõe como sente, percebe e vê o mundo. Assim, é pelo que se chama de “expressão lúdica” que ela mostra como compreende os fatos que ocorrem em sua vida. Esse brincar, que pode se manifestar com atividades que trabalham as formas, o movimento, a arte e a música, é uma das linguagens expressivas não-verbais fundamentais durante a primeira infância, que compreende a faixa etária de zero a seis anos, e, por isso, é tão importante que se permita esse espaço no cotidiano infantil.
De acordo com o RCNEI (1998:29), “cabe ao professor organizar situações para que as brincadeiras ocorram de maneira diversificada para propiciar às crianças a possibilidade de escolherem os temas, papéis, objetos e companheiros com quem brincar [...] e assim elaborarem de forma pessoal e independente suas emoções, sentimentos, conhecimentos e regras sociais”.
E para finalizar .... Se o professor busca a formação de indivíduos dinâmicos, criativos, reflexivos e capazes de enfrentar desafios, deve proporcionar condições para que as crianças brinquem de forma espontânea, oportunizando a ela momentos de prazer e alegria no ambiente escolar, tornando-se autora de suas criações e não mera copiadora.
Fonte da base do texto:http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos
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