Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de março de 2013

"CRIANÇA E MOVIMENTO" - ISSO É EDUCAÇÃO INFANTIL



A CRIANÇA E O MOVIMENTO

                  Se você trabalha com Educação Infantil, sabe da importância do Movimento para as crianças .  As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior o controle sobre seu próprio corpo, engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam, etc.

          Segundo o RCNEI , por meio da motricidade a criança se expressa, se comunica, relaciona-se. Vão ampliando sua motricidade e sua relação com a realidade num processo de interação.
                    O movimento humano é portanto o mais simples deslocamento do corpo no espaço.

         Esses movimentos incorporam-se aos comportamentos dos homens, resultam das interações sociais e da relação do homem com o meio.

        Sua multiplicidade, funções e manifestações do ato motor, propicia um amplo aspecto da motricidade das crianças, abrangendo posturas corporais bem como outras atividades cotidianas.
  Para uma criança pequena o movimento significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço, o ato motor faz-se presente em suas funções expressivas, pode-se dizer que no inicio do desenvolvimento predomina a dimensão subjetiva da motricidade com a interação do seu meio social. 

       Somente aos poucos que se desenvolve a dimensão objetiva que corresponde as competências instrumentais, para agir sobre o espaço e o meio físico.
       Na Educação Infantil, promover  atividades através de jogos, brincadeiras,  dança e práticas psicomotoras, deve fazer parte da rotina  escolar .

             É muito importante que o professor perceba os diversos significados que pode ter a atividade motora para as crianças, contribuindo para que ela tenha uma percepção adequada de seus recursos corporais.

 PARA FACILITAR O PLANEJAMENTO DOS PROFESSORES : 

  Abaixo destaco 3 quadros sinóticos  que podem auxiliar no planejamento diário do professor, destacando as CARACTERÍSITCAS POR IDADE, os OBJETIVOS e os CONTEÚDOS.





  Fonte : RCNEI -3° vol. do RCNEI (Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil)  Quadro sinótico de Carlos Roberto Prestes Lopes

 




7 comentários:

  1. Belo trabalho, muito bom poder ver na prática o que muitos "fazem" só no papel.
    Parabéns, sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel Montiel, fico feliz de ter meu trabalho percebido dessa forma por você. Saiba que vislumbro em você um futuro brilhante no magistério, você tem demonstrado ser uma estagiária comprometida, carismática e dedicada . Percebo isso até porque meus alunos sempre falam com muito carinhoo da Tia Raquel da Creche.

      Excluir
  2. Raquel Montiel, fico feliz de ter meu trabalho percebido dessa forma por você. Saiba que vislumbro em você um futuro brilhante no magistério, você tem demonstrado ser uma estagiária comprometida, carismática e dedicada . Percebo isso até porque meus alunos sempre falam com muito carinhoo da Tia Raquel da Creche.

    ResponderExcluir
  3. Bia por coincidência conversei com a Rogeria sobre esse assunto hoje.Fico feliz em saber que vcs estão desenvolvendo um trabalho de grande importancia como esse no Pró-Infancia.Aproveito e mando um abraço para Eliane.É uma excelente profissional.Bjossss.Cidinha Roriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cidinha !! A Eliane e todas as professoras têm sido super parceiras, e todas com a mesma visão sobre Educação Infantil.

      Excluir
  4. Parabéns pelo seu trabalho nele é demonstrado o seu amor pelo que faz e pelos pequenos,sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela gentileza do comentário e desculpe o atraso em agradecer. Conheça tbem nossa página no facebook https://www.facebook.com/ProfessoraBeatrizDornelas

      Excluir

"Compartilhar e multiplicar idéias sobre Educação pode fazer toda a diferença no mundo atual".Por isso, agradeço seu comentário.