Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de junho de 2013

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL -" Registrar é preciso!"





         As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) , fixadas pela Resolução CNE/CEB nº 05/09 , orientam que a avaliação deve ser compreendida como parte do trabalho pedagógico, sem o objetivo de promoção ou classificação, nesse sentido se torna fundamental o habito de registrar o desenvolvimento das crianças através de múltiplos registros . 
Modelo do Caderno de Portfólio 2013

Modelo do Caderno de Portfólio 2014 - Esse caderno vai acompanhar a partir desse ano a criança até o final da Educação Infantil.

                O principal objetivo da Avaliação na Educação Infantil é acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, replanejando atividades e intervindo pontualmente, estimulando avanços, respeitando logicamente o ritmo individual e a etapa de desenvolvimento que a criança se encontra.


 
        

 Artigo 10 da Resolução CNE/CEB nº 05/09 : 
“As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:


I - a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano;

II - utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.);

III - a continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental);

IV - documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil;

V - a não retenção das crianças na Educação Infantil.

 Conheça e curta a nossa página :

9 comentários:

  1. Você poderia me informar como você montou os eu portfólio? Gostei muito. O que contem?

    ResponderExcluir
  2. Bem , trabalho com a turminha de 3 anos, e usamos 3 registros por mes: A escrita espontânea do nome (MEU NOME É), desenho da própria imagem (EU SOU ASSIM) e o desenho livre , observe algumas imagens sobre esses registros de uma aluna do ano passado neste post. Esses registros como disse , são feitos mensal , cada dia um , tiro uma semana por mes e faço individualmente com cada criança, depois esses cadernos são encaminhados para a Supervisora que monta um quadro mensal com a evolução das crianças. Atraves desses registros monto meus relatórios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, por essa grande evolução! Destaco como grande evolução, pelo desempenho das crianças, e pela criatividade, e o melhor a boa vontade dos profissionais vocês professores!

      Excluir
  3. Trabalho com turma de infantil I(Crianças de 1 ano e 6meses a 2anos) preciso de realizar uma atividade mensal para registrar o avanço do desenvolvimento você tem alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha não trabalhei ainda com essa idade. São muito pequenos , veja no seu PPP, quais os objetivos traçados para a idade, geralmente estão direcionados à linguagem (e o registro aí teria que ser fonográfico ou video) , mas eles já rasgam, amassam, rabiscam , talvez algum registro nesse sentido. Na minha escola essa idade não confecciona Portfólio , o professor faz com base nas observações diárias e nas atividades propostas um relatório semestral que relata o desenvolvimento individual das crianças. Se eu pensar em algo te repasso , OK . Mantenha contato pela nossa página https://www.facebook.com/ProfessoraBeatrizDornelas.

      Excluir
  4. Olá,gostei das suas ideias do arquivo de desenvolvimento infantil, irei fazer do meu filho..
    gostaria de lhe pedir uma informação sua como professora e psicopedagoga do infantil fazendo um favor:
    o meu filho tem cinco anos está no 2º período e fez sua primeira prova surpresa contendo matemática, português, ilustração, natureza e sociedade e valendo 10 tirou 9,6 com um conceito ótimo, junto veio para os pais uma ficha de desenvolvimento, mas a professora colocou regular na coordenação motora, confesso que fiquei chateada pq "como uma criança de cinco anos faz uma prova tão complexa e ganha ótimo de conceito mas não ganha ótimo em coordenação?" não consigo entender como?
    ainda não conversei com a professora pq foi ontem que recebi as avaliações, e é necessário rever argumentos para conversar tranquila pq hoje estou chateada :(
    obs: meu filho passou por cirurgia na semana passada e o mês foi de muito stress pelas idas aos médicos, riscos cirúrgicos e a própria cirurgia e não deixou nenhuma tarefa sem fazer, percebo o quanto ele é esforçado!!!Qual é a sua opinião? Poderia me responder me ajudando por favor?

    abraços,yara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Yara estava na internet pesquisando alguns modelos de portifólio e para minha surpresa me deparei com a sua postagem nunca li algo tão absurdo realizado com crianças de 5 anos na Educação Infantil!!
      Sou professora de Educação Infantil na Prefeitura de São paulo e nunca ouvi falar numa avaliação desse tipo para crianças tão pequenas, onde desconsidera a criança dessa forma, lamento pelo seu filho e sinceramente se fosse vc tiraria a criança dessa escola, pois acredito numa concepção de educação em que o espaço da aprendizagem seja inventivo/criativo onde se respeita a criança como sujeito singular considerando-as com seus valores, seus interesses, suas necessidades e potencialidades..
      Acredito numa pedagogia da infância que dê voz as crianças e que os professores ouçam os pequenos não somente com os ouvidos mas com os sentidos levando em conta os sentimentos,idéias,ações, descobertas, produções e as avaliações se dêem de forma dinâmica, significativa que considerando todo o percurso da aprendizagem da criança percebendo-a na sua individualidade e respeitando-a nas suas diferenças . Avaliação para medir é um retrocesso!!!
      Alessandra

      Excluir
    2. Yara desculpe a demora em responder, mas realmente me assusta o tipo de avaliação que seu filho foi submetido no 2º Período da Pré escola , pois a avaliação na Educação Infantil ,deve ser algo natural , baseado na observação diária e até lúdica pois como já disse o principal objetivo da Avaliação na Educação Infantil é acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, replanejando atividades e intervindo pontualmente, estimulando avanços, respeitando logicamente o ritmo individual e a etapa de desenvolvimento que a criança se encontra. Os conteúdos na Ed Infantil não podem ser abordados separadamente , trabalhamos linguagem, matematica , artes, meio ambiente numa atividade de psicomotricidade que além de desenvolver a coordenação motora , insere tbm avanços nas outras áreas do conhecimento, ou seja, a pré-escola é um espaço de conteúdos interligados que percebem a criança como ser único em pleno desenvolvimento das suas potencialidades. Assim sendo, as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano. Tirando meu lado profissional e pensando como mãe, lembre-se sempre de buscar uma escola para seu filho que o faça feliz , pleno e realizado, compare o desenvolvimento dele desde o inicio e nunca com o outro coleguinha, deixe-o viver a infância no momento que lhe é propício "agora" , brincando muito , e sendo respeitado nas suas individualidades.

      Excluir
  5. Olhe bem, sou readaptado em Artes, mas lecionei mais de 7 anos para muitas séries. Nestes bebes há todo esse lado de horror citado por esses profissionais da educação, conforme relatos atrás. E há também a simpatia do sítio falando sobre os portfólios. Creio que em tudo é questão de se fazer sentir a mão dos pequenos. Em minha escola, fundamental II e do município, há jornais impressos coloridos a cada dois ou três meses. Se verificarmos o conteúdo, apesar dos artigos serem dos adolescentes, há ali a mão clara e circunspectamente direcionada ao "dosado e bom conteúdo", jogando desde diagramação a outros aspectos feitos por adultos da escola. Bem, em minha encarecida opinião desmerece o jornal por não ser a maneira livre e criativa das crianças. Com o portfólio pode-se facilmente cair nisto: "3 desenhos livres, 3 desenhos de minha aparência, 3 exemplos de meu nome", etc. - só a título de exemplo. É muito fácil se achar que a criança está livre quando poderia estar menos direcionada. Não sei, tudo isto é passível de "achismos" diversos e estudos mal dirigidos por pessoas que se dizem idôneas. Neste sentido, concordo com as duas professoras, lógico. Mas deveríamos procurar soluções melhores em torno da elucidação destes dilemas educativos!

    ResponderExcluir

"Compartilhar e multiplicar idéias sobre Educação pode fazer toda a diferença no mundo atual".Por isso, agradeço seu comentário.