quarta-feira, 29 de maio de 2013

TEATRINHO DE CAIXAS DE SAPATOS PARA FANTOCHES

      Vamos  aproveitar a fantasia e a magia que envolve o mundo infantil , explorando  a riqueza que o Teatrinho de Fantoches pode proporcionar ao desenvolvimento  das crianças . 
         Utilizando apenas oito caixas de sapatos podemos criar um espaço mágico para apresentação dos Fantoches , possibilitando  contar , criar , e recriar as histórias.   
       Depois que a estrutura estiver pronta , com as três caixas da base coladas com cola quente e as duas colunas laterais, feitas cada uma com duas caixas coladas,e  com a oitava caixa recorte-a nas dobras  colando formando o teto sobre as duas colunas laterais. 
       Na decoração do Teatrinho de Caixas , preferi usar caixas iguais , do mesmo tamanho e cor, pois isso facilita na decoração , evitando ter que revesti-las por inteiro. 
         Com minha turminha de 3 anos tenho trabalhado muito com reciclagem , mostrando para esses pequeninos , a importância do Reciclar, Reutilizar, transformando materiais do ambiente deles em novos produtos , e sempre buscando a participação deles nessa transformação, por isso optei em decorar com a ajuda deles , usando recorte e tinta pincelada por eles nas caixas. 
 
O resultado foi esse.... Muito bom !!
 E você o que está esperando?
Faça logo o seu Teatrinho de Caixas também e perceba a riqueza dos frutos desse trabalho .
           Veja alguns dos vídeos  das historinhas criadas por minhaTurminha de 3 anos.

http://www.youtube.com/watch?v=GhklT1Gmueg&feature=youtu.be  
http://www.youtube.com/watch?v=cqwWbZ3VvDI&feature=youtu.be
http://www.youtube.com/watch?v=P613SY9NsXw&feature=youtu.be


E só para relembrar... Na educação infantil, mediante a brincadeira e a fantasia, a criança forma a base e adquire a maior parte de seus repertórios cognitivos, emocionais, sociais e motores. As atividades lúdicas são reconhecidas como meio de fornecer à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem em várias idades. E sem dúvida, dentre as atividades lúdicas, os fantoches se destacam como instrumento tanto de  ensino  como de aprendizagem.



6 comentários:

  1. Orgulho da minha amiga....
    Parabéns Bia!!!! Show!!!
    Com certeza esses pequenos amam a professora deles! Sempre inventando algo novo que ensina e diverte ao mesmo tempo!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tetê !!! Eles me fazem tão bem e acabam estimulando esse meu lado criativo.

      Excluir
  2. Que lindo!!! O professor não deve só conhecer e ter domínio sobre as disciplina, mas também conhecer a arte de ensinar.
    Você é uma professora pesquisadora está sempre buscando novos caminhos para ajudar com mais eficácia o desenvolvimento das competências cognitivas ,afetivas e sócio -cultural de seus alunos. Estou encantada Gosto de seu trabalho .Parabéns



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas suas gentis palavras , precisamos sempre estar buscando novos caminhos , trazendo o lúdico e o prazeroso para dentro da sala de aula.

      Excluir
  3. Bia, vc nasceu para a Educação,lindo trabalho.Deus a abençoe.Bjs e mais sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sayô , adoro tudo isso e esses pequenos são anjos que dão vida às minhas propostas, gosto da prática desse dia dia . Bjssss

      Excluir

"Compartilhar e multiplicar idéias sobre Educação pode fazer toda a diferença no mundo atual".Por isso, agradeço seu comentário.