segunda-feira, 3 de junho de 2013

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL -" Registrar é preciso!"





         As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) , fixadas pela Resolução CNE/CEB nº 05/09 , orientam que a avaliação deve ser compreendida como parte do trabalho pedagógico, sem o objetivo de promoção ou classificação, nesse sentido se torna fundamental o habito de registrar o desenvolvimento das crianças através de múltiplos registros . 
Modelo do Caderno de Portfólio 2013

Modelo do Caderno de Portfólio 2014 - Esse caderno vai acompanhar a partir desse ano a criança até o final da Educação Infantil.

                O principal objetivo da Avaliação na Educação Infantil é acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, replanejando atividades e intervindo pontualmente, estimulando avanços, respeitando logicamente o ritmo individual e a etapa de desenvolvimento que a criança se encontra.


 
        

 Artigo 10 da Resolução CNE/CEB nº 05/09 : 
“As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:


I - a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano;

II - utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.);

III - a continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental);

IV - documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil;

V - a não retenção das crianças na Educação Infantil.

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9 comentários:

  1. Você poderia me informar como você montou os eu portfólio? Gostei muito. O que contem?

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  2. Bem , trabalho com a turminha de 3 anos, e usamos 3 registros por mes: A escrita espontânea do nome (MEU NOME É), desenho da própria imagem (EU SOU ASSIM) e o desenho livre , observe algumas imagens sobre esses registros de uma aluna do ano passado neste post. Esses registros como disse , são feitos mensal , cada dia um , tiro uma semana por mes e faço individualmente com cada criança, depois esses cadernos são encaminhados para a Supervisora que monta um quadro mensal com a evolução das crianças. Atraves desses registros monto meus relatórios.

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    1. Parabéns, por essa grande evolução! Destaco como grande evolução, pelo desempenho das crianças, e pela criatividade, e o melhor a boa vontade dos profissionais vocês professores!

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  3. Trabalho com turma de infantil I(Crianças de 1 ano e 6meses a 2anos) preciso de realizar uma atividade mensal para registrar o avanço do desenvolvimento você tem alguma sugestão?

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    1. Olha não trabalhei ainda com essa idade. São muito pequenos , veja no seu PPP, quais os objetivos traçados para a idade, geralmente estão direcionados à linguagem (e o registro aí teria que ser fonográfico ou video) , mas eles já rasgam, amassam, rabiscam , talvez algum registro nesse sentido. Na minha escola essa idade não confecciona Portfólio , o professor faz com base nas observações diárias e nas atividades propostas um relatório semestral que relata o desenvolvimento individual das crianças. Se eu pensar em algo te repasso , OK . Mantenha contato pela nossa página https://www.facebook.com/ProfessoraBeatrizDornelas.

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  4. Olá,gostei das suas ideias do arquivo de desenvolvimento infantil, irei fazer do meu filho..
    gostaria de lhe pedir uma informação sua como professora e psicopedagoga do infantil fazendo um favor:
    o meu filho tem cinco anos está no 2º período e fez sua primeira prova surpresa contendo matemática, português, ilustração, natureza e sociedade e valendo 10 tirou 9,6 com um conceito ótimo, junto veio para os pais uma ficha de desenvolvimento, mas a professora colocou regular na coordenação motora, confesso que fiquei chateada pq "como uma criança de cinco anos faz uma prova tão complexa e ganha ótimo de conceito mas não ganha ótimo em coordenação?" não consigo entender como?
    ainda não conversei com a professora pq foi ontem que recebi as avaliações, e é necessário rever argumentos para conversar tranquila pq hoje estou chateada :(
    obs: meu filho passou por cirurgia na semana passada e o mês foi de muito stress pelas idas aos médicos, riscos cirúrgicos e a própria cirurgia e não deixou nenhuma tarefa sem fazer, percebo o quanto ele é esforçado!!!Qual é a sua opinião? Poderia me responder me ajudando por favor?

    abraços,yara

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    1. Bom dia Yara estava na internet pesquisando alguns modelos de portifólio e para minha surpresa me deparei com a sua postagem nunca li algo tão absurdo realizado com crianças de 5 anos na Educação Infantil!!
      Sou professora de Educação Infantil na Prefeitura de São paulo e nunca ouvi falar numa avaliação desse tipo para crianças tão pequenas, onde desconsidera a criança dessa forma, lamento pelo seu filho e sinceramente se fosse vc tiraria a criança dessa escola, pois acredito numa concepção de educação em que o espaço da aprendizagem seja inventivo/criativo onde se respeita a criança como sujeito singular considerando-as com seus valores, seus interesses, suas necessidades e potencialidades..
      Acredito numa pedagogia da infância que dê voz as crianças e que os professores ouçam os pequenos não somente com os ouvidos mas com os sentidos levando em conta os sentimentos,idéias,ações, descobertas, produções e as avaliações se dêem de forma dinâmica, significativa que considerando todo o percurso da aprendizagem da criança percebendo-a na sua individualidade e respeitando-a nas suas diferenças . Avaliação para medir é um retrocesso!!!
      Alessandra

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    2. Yara desculpe a demora em responder, mas realmente me assusta o tipo de avaliação que seu filho foi submetido no 2º Período da Pré escola , pois a avaliação na Educação Infantil ,deve ser algo natural , baseado na observação diária e até lúdica pois como já disse o principal objetivo da Avaliação na Educação Infantil é acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, replanejando atividades e intervindo pontualmente, estimulando avanços, respeitando logicamente o ritmo individual e a etapa de desenvolvimento que a criança se encontra. Os conteúdos na Ed Infantil não podem ser abordados separadamente , trabalhamos linguagem, matematica , artes, meio ambiente numa atividade de psicomotricidade que além de desenvolver a coordenação motora , insere tbm avanços nas outras áreas do conhecimento, ou seja, a pré-escola é um espaço de conteúdos interligados que percebem a criança como ser único em pleno desenvolvimento das suas potencialidades. Assim sendo, as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano. Tirando meu lado profissional e pensando como mãe, lembre-se sempre de buscar uma escola para seu filho que o faça feliz , pleno e realizado, compare o desenvolvimento dele desde o inicio e nunca com o outro coleguinha, deixe-o viver a infância no momento que lhe é propício "agora" , brincando muito , e sendo respeitado nas suas individualidades.

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  5. Olhe bem, sou readaptado em Artes, mas lecionei mais de 7 anos para muitas séries. Nestes bebes há todo esse lado de horror citado por esses profissionais da educação, conforme relatos atrás. E há também a simpatia do sítio falando sobre os portfólios. Creio que em tudo é questão de se fazer sentir a mão dos pequenos. Em minha escola, fundamental II e do município, há jornais impressos coloridos a cada dois ou três meses. Se verificarmos o conteúdo, apesar dos artigos serem dos adolescentes, há ali a mão clara e circunspectamente direcionada ao "dosado e bom conteúdo", jogando desde diagramação a outros aspectos feitos por adultos da escola. Bem, em minha encarecida opinião desmerece o jornal por não ser a maneira livre e criativa das crianças. Com o portfólio pode-se facilmente cair nisto: "3 desenhos livres, 3 desenhos de minha aparência, 3 exemplos de meu nome", etc. - só a título de exemplo. É muito fácil se achar que a criança está livre quando poderia estar menos direcionada. Não sei, tudo isto é passível de "achismos" diversos e estudos mal dirigidos por pessoas que se dizem idôneas. Neste sentido, concordo com as duas professoras, lógico. Mas deveríamos procurar soluções melhores em torno da elucidação destes dilemas educativos!

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