Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de abril de 2012

PERFIL DO GESTOR ESCOLAR

          O papel do Diretor Escolar vai muito além do aspecto administrativo , para o sucesso da sua gestão é necessário ser um LÍDER, atento às questões administrativas, pedagógicas e de relacionamento interpessoal.
          Analisem as características apontadas como fundamentais para o gestor escolar.


“Ao entrarmos em uma Escola, já podemos observar as características do Diretor, pois a marca da administração e da liderança fica evidente em todos os seus espaços. Escolas que apresentam um ambiente tranqüilo e, portanto, propiciam boas condições de ensino e aprendizagem, são aquelas em que o Diretor é líder e bom administrador.”                                                              (Guia do Diretor Escolar – SEE/MG)

Vamos rever algumas características que compõem o perfil do Diretor Escolar :

Ø   Ter predisposição para o trabalho coletivo - A participação, o diálogo, a autonomia, a responsabilidade são práticas indispensáveis ao gestor democrático. A descentralização do poder deve ser entendida como método de trabalho coletivo que delega, divide atribuições e responsabilidades;

Ø   Ser articulador – Líder cooperativo, alguém que consegue aglutinar as aspirações, os desejos, as expectativas da Comunidade Escolar e articula a adesão de todos os segmentos na gestão dos Projetos e Planos da Escola.

Ø   Ter iniciativa, firmeza de propósito para realização de ações – Suavidade nos modos e firmeza na ação – como posturas básicas;

Ø   Conhecer os assuntos técnicos, pedagógicos, administrativos, financeiros e legislativos. O diretor escolar terá que ter e demonstrar competência técnica e qualificação para exercer as atribuições da função que exerce. O Diretor deve, portanto, acompanhar o processo de ensino, analisar os resultados, fazer compartilhar as experiências docentes bem sucedidas de formação continuada entre o grupo de professores para o aprimoramento das práticas pedagógicas;

Ø   Ter espírito ético e solidário – Cultivar um clima de trabalho positivo, fundamentado no respeito mútuo, no reconhecimento e valorização das pessoas e da contribuição de cada uma na construção de uma Escola de qualidade;

Ø   Conhecer a realidade da Escola – Escola que temos. Escola que queremos. Em que contexto social a Escola está inserida? Quais e quem são os usuários da Escola? O que esses usuários esperam da Escola e o que eles buscam? Os alunos estão aprendendo? Quais são os anseios e as reais necessidades dos alunos, pais e professores? Os resultados das avaliações internas e externas mostram índices de aprendizagem satisfatórios?

Ø  Defender a Educação – Zelar pelo bom nome da Escola é desenvolver ações positivas que de fato divulguem o bom nome da Instituição. É fazer com que todos os alunos aprendam, é zelar pelo melhor ensino e pela educação de qualidade. É atingimento das metas pactuadas.

Ø  Ter liderança democrática e capacidade de mediação – Cultura do “querer fazer”, no lugar do “deve fazer”. Exercer uma liderança entendida como “habilidade de influenciar as pessoas para trabalharem visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter” (J.C. HUNTER), sabendo que “Liderar é comunicar às pessoas seu valor e seu potencial de forma tão clara que elas acabem por vê-los em si mesmas.

Ø  Ser capaz de auto-avaliar-se e promover a avaliação do grupo – Todos avaliam e todos são avaliados. Acompanhamento e avaliação sistemática com finalidade pedagógica: diagnóstico, acompanhamento dos trabalhos, reorientação de rumos e ações, tomada de decisão, Plano de Intervenção Pedagógica.

Ø  Ser transparente e coerente nas ações – Ser ético, correto no que se propõe a realizar e no que realiza; fazer com eficiência e eficácia.

Ø Ser íntegro, ter presença, proatividade, entusiasmo, criatividade, iniciativa, enfim, ter paixão pelo que faz.

5 comentários:

  1. AMEI SUAS COLOCAÇÕES SOBRE O GESTOR ESCOLAR, SÃO PERFEITAS,

    ResponderExcluir
  2. Também gostei muito de suas colocações a respeito do perfil de diretores escolares e lamento por conhecer muitos gestores da minha cidade que não se encaixam em nenhuma dessas qualidades.

    ResponderExcluir
  3. Também gostei muito de suas colocações a respeito do perfil de diretores escolares e lamento por conhecer muitos gestores da minha cidade que não se encaixam em nenhuma dessas qualidades.

    ResponderExcluir
  4. Exactamente o que um gestor precisa! Magnífico.

    ResponderExcluir

"Compartilhar e multiplicar idéias sobre Educação pode fazer toda a diferença no mundo atual".Por isso, agradeço seu comentário.