sábado, 2 de novembro de 2013

A MATEMÁTICA NA ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL


As crianças têm e podem ter várias experiências com o universo matemático e outros que lhes permitem fazer descobertas, tecer relações, organizar o pensamento, o raciocínio lógico, situar-se e localizar-se espacialmente. Configura-se desse modo um quadro inicial de referências lógico-matemáticas que requerem outras, que podem ser ampliadas.






 

     A seleção e a organização dos conteúdos matemáticos representam um passo importante no planejamento da aprendizagem e devem considerar os conhecimentos prévios e as possibilidades cognitivas das crianças para ampliá-los. 

    Para tanto, deve-se levar em conta que:

•    aprender matemática é um processo contínuo de abstração no qual as crianças atribuem significados e estabelecem relações com base nas observações, experiências e ações que fazem, desde cedo, sobre elementos do seu ambiente físico e sociocultural;
•    a construção de competências matemáticas pela criança ocorre simultaneamente ao desenvolvimento de inúmeras outras de naturezas diferentes e igualmente importantes, tais como comunicar-se oralmente, desenhar, ler, escrever, movimentar-se, cantar, etc.





 



























VISITE NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E CONHEÇA MAIS O  TRABALHO 
 https://www.facebook.com/ProfessoraBeatrizDornelas

2 comentários:

  1. Cara Beatriz, gostei da sua abordagem, pela matemática, no desenvolvimento dessas crianças, através de jogos, quebra-cabeças, montagens, forma, conteudo.Conceitos que,se desenvolvidos, aumentam/facilitam a capacidade dessas crianças de se interagirem com o mundo. Estudei dois anos de matemática aplicada para optimização de sistemas, no curso Prandiano (www.prandiano.com.br). Este, pautado pela história da matemática e, obviamente, cronológico. Atualmente estou cursando a linguagem de programação MATLAB e também VBA-Exel. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir

"Compartilhar e multiplicar idéias sobre Educação pode fazer toda a diferença no mundo atual".Por isso, agradeço seu comentário.