As crianças têm e podem ter várias experiências com o universo matemático e outros que lhes permitem fazer descobertas, tecer relações, organizar o pensamento, o raciocínio lógico, situar-se e localizar-se espacialmente. Configura-se desse modo um quadro inicial de referências lógico-matemáticas que requerem outras, que podem ser ampliadas.
A seleção e a organização dos conteúdos matemáticos representam um passo
importante no planejamento da aprendizagem e devem considerar os
conhecimentos prévios e as possibilidades cognitivas das crianças para
ampliá-los.
Para tanto, deve-se levar em conta que:
• aprender matemática é um processo contínuo de abstração no qual as crianças atribuem significados e estabelecem relações com base nas observações, experiências e ações que fazem, desde cedo, sobre elementos do seu ambiente físico e sociocultural;
• a construção de competências matemáticas pela criança ocorre simultaneamente ao desenvolvimento de inúmeras outras de naturezas diferentes e igualmente importantes, tais como comunicar-se oralmente, desenhar, ler, escrever, movimentar-se, cantar, etc.
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Cara Beatriz, gostei da sua abordagem, pela matemática, no desenvolvimento dessas crianças, através de jogos, quebra-cabeças, montagens, forma, conteudo.Conceitos que,se desenvolvidos, aumentam/facilitam a capacidade dessas crianças de se interagirem com o mundo. Estudei dois anos de matemática aplicada para optimização de sistemas, no curso Prandiano (www.prandiano.com.br). Este, pautado pela história da matemática e, obviamente, cronológico. Atualmente estou cursando a linguagem de programação MATLAB e também VBA-Exel. Parabéns!!!!
ResponderExcluirMuito obrigada pela gentileza do comentário.
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