Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de abril de 2013

TODA PROFESSORA PRECISA DE AJUDANTE

               Na nossa salinha o Ajudante do Dia tem um papel muito importante, distribui e recolhe materiais, leva recados para outras salas da escola, e além disso usa um uniforme especial, rsrsrs. 
        Agora o mais importante é que desenvolvem a autonomia, a responsabilidade, o senso de cooperação e a auto-estima. Não sei o que seria de mim sem esses meus anjinhos.
        Segundo os RCNEIs , volume 2 , nas Orientações Didáticas  AUTO-ESTIMA, orienta que a auto-estima que a criança aos poucos desenvolve é, em grande parte, interiorização da estima que se tem por ela e da confiança da qual é alvo. Disso resulta a necessidade de o adulto confiar e acreditar na capacidade de todas as crianças com as quais trabalha.
           É importante criar situações educativas para que, dentro dos limites impostos pela vivência em coletividade, cada criança possa ter respeitados os seus hábitos, ritmos e preferências individuais. Da mesma forma, ouvir as falas das crianças, compreendendo o que elas estão querendo comunicar, fortalece a sua autoconfiança.
 

 

quinta-feira, 18 de abril de 2013

PROJETO LEITURA EM CASA - Lançamento no Dia Nacional do Livro Infantil



 O  “Projeto Leitura  em Casa” tem por objetivo principal despertar o gosto pela leitura e levar o prazer da leitura para dentro de casa.  O dia escolhido para iniciarmos o Projeto foi  o  Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril. 
 O Dia Nacional do Livro Infantil é uma homenagem a Monteiro Lobato, grande autor brasileiro que teve grande êxito com seus livros infantis. Dia 18 de abril é o dia do seu nascimento, e seus personagens são clássicos da literatura .
Observe os procedimentos necessários para se dar início ao processo, como meus alunos são muito pequenos (3 anos - Creche III) procureI  explicar para eles com uma linguagem bem acessível, e tudo muito bem explicadinho para os pais , quando estes receberem o Projeto em casa.
    O gosto pela Leitura deve ser despertado desde cedo , incentivar a família e descobrir este prazer , também faz parte da nossa ação educadora.
 
 
 





DIA DO ÍNDIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL



 É uma prática comum na Educação Infantil aproveitar datas comemorativas para abstrair destas conhecimentos diversificados que envolvam os conteúdos da Educação Infantil . O Dia do índio é comemorado anualmente no dia 19 de abril, e este dia foi escolhido, porque nessa data, no ano de 1940, foi realizado o I Congresso Indígena da América Latina, no México, com objetivo de divulgar a cultura indígena em toda a América e também para que os governos criassem normas em relação à qualidade de vida dos povos indígenas, que ainda sofriam com a discriminação do homem branco.
 Sabemos que não adianta somente lembrar dos índios apenas um dia. Eles fazem parte da nossa história e seus costumes, conhecimentos  e hábitos também influenciaram nossos costumes 

 

 

A Educação Básica tem como meta que os alunos conheçam e valorizem a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais. 

 
 
 
 Segundo a Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os princípios  Éticos, Políticos e Estéticos.
 







A Educação Infantil é um campo fértil para explorar tais princípios , através da ludicidade, do faz-de-conta e aproveitando temas geradores comuns à nossa cultura como as comemorações escolares do Dia do Índio, que instigam a curiosidade das crianças  ,a autonomia, a responsabilidade, a solidariedade e o respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
 
 
 
 
 
 Como sugestão veja os links abaixo que trazem sugestões de atividades músicas e vídeos.



quinta-feira, 4 de abril de 2013

ESCOLA X DENGUE



Devido aos inúmeros casos de Dengue que a cada ano aumentam, os ambientes  escolares  se tornaram um espaço importante de conscientização, e mobilização.  

 As campanhas contra Dengue  chegam às Escolas e buscam levar informação às famílias através dos  alunos. Sabemos que a Educação é instrumento de transformação e deve ser utilizada para produzir seres críticos e conscientes, através da aquisição de conhecimentos  específicos e globalizados. 






   
Alunos  e professores quando motivados a fazer parte  desta causa, transformam-se em multiplicadores de informações  , incentivados a contribuir repassando o que sabem. Infelizmente as Campanhas promovidas pelas esferas governamentais (Federal, Estadual e Municipal ) pouco se preocupam em fornecer material didático pedagógico  (histórias, jogos, atividades, etc)  com linguagem adequada às diversas faixas etárias abrigadas na Educação Básica, talvez , pensar nisso seria o ponto principal para efetivar as ações nas escolas, pois fica sempre na responsabilidade da Escola e de sua equipe usar a criatividade e os recursos  didáticos que dispõem para modestamente levar informação e conhecimento aos seus alunos.
 






       Se você também produziu algum material , compartilhe no Portal do Professor : 

 Alguns links que gostei :
http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/arquivos/File/sugestao_leitura/32maluquinho_contra_dengue2.pdf

 http://www.fiocruz.br/ccs/templates/htm/template_ccs/aedes_video/aedes_baixa.swf

http://dengueportalprofessor.wordpress.com/sugestoes-de-aulas/ 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015691.pdf