Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de junho de 2013

MAQUETE E BICHINHOS- E vamos brincar seriando e classificando !

      Por sorte encontrei essa maquete linda que estava pronta pra ir para o lixo do meu prédio, Na hora pensei: OBA!!! Vamos aproveitar esse material com a turminha de 3 anos, pois eles adoram os bichinhos que foram doados pelo meu filho João Pedro , mas faltava direcionar melhor a brincadeira,  aproveitando a  variedade de espécies, cores e tamanhos dos bichinhos de plástico. 

       Foi uma festa quando cheguei com a Maquete, aí foi só orientar a brincadeira , intervindo e solicitando ações que envolviam Classificação , Seriação de acordo com a espécie , tamanho, cores, e habitat . Por exemplo onde vivem os peixinhos ??? E imediatamente eles separavam e colocavam todos no rio desenhado na maquete. 









      Bem ... Se você quiser faça sua maquete , senão ... fiquem de olho nessa possibilidade , tem sempre alunos do Ensino Fundamental criando maquetes lindas que depois de apresentadas são descartadas e acabam no lixo. Mas o mais importante é proporcionar esse aprendizado do lógico matemático de forma lúdica e prazerosa. 

terça-feira, 18 de junho de 2013

RECICLE !! FAÇA ARTE COM CAIXAS DE PIZZA

             Não existe novidade em reciclar embalagens , mas cada um que cria e recria através da transformação de materiais que provavelmente iriam para o lixo, está oportunizando novas propostas e ensinando acima de tudo a  importância da reutilização , do uso do potencial criativo e do cuidado com o meio ambiente .
              A proposta aqui é simples , caixas de pizza forradas com papel de presente ou folha de seda .Optei por decorar os quadrinhos com bonequinhos que reproduzem a imagem dos meus alunos, porque meu foco é o esquema corporal e a aquisição por parte das crianças da habilidade de desenhar a figura humana. E como tudo que tem a imagem deles , sua identidade , os estimula, criei essa proposta .
               Depois que recortei os rostinhos, e os retalhinhos de malha em formato de roupinhas, foi só colar na cartolina e montar nas caixas já forradas, que poderiam também terem sido pintadas ou trabalhadas com colagem de mosaico.
Com os bonequinhos já colados esteticamente nas caixas , foi a vez deles usarem pincel e tinta para fazerem pintinhas coloridas nas roupinhas dos seus bonequinhos.
 Outro aspecto explorado  com as crianças foi o Lógico Matemático , instigando  a contagem da  quantidade de meninos e meninas em cada uma , mais e menos , posição em pé ou sentado, cores , representação concreta com as próprias crianças  reproduzindo a mesma imagem das caixas.







 

sexta-feira, 14 de junho de 2013

ESPANTALHO - É SÓ RECICLAR

    Aproveitando  o envolvimento de toda escola com a Festa Junina , e buscando aproveitar o tema , levando este para o lado cultural  , associando um aprendizado dos costumes  daqueles que vivem no Campo, chegamos aos Espantalhos que tanto decoram os espaços das festas desse mes e encantam o imaginário das crianças com suas multicores  e formas.


    Como nossa turminha vem intensamente  trabalhando com o esquema corporal e com a importancia da reciclagem de materiais , optei por fazer o Espantalho Janjão todo de material reciclado, com 04 caixas de papelão de sapatos, restos de tecidos , EVA  , sacolas plásticas ... e puxando a criatividade.
    O sucesso foi tanto que ajudada pela minha filha Ana Gabriella de 13 anos , criamos uma poesia simples para aproveitar ainda mais esse momento .
 
 Acompanhe as fotos e depois crie o seu !











segunda-feira, 3 de junho de 2013

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL -" Registrar é preciso!"





         As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) , fixadas pela Resolução CNE/CEB nº 05/09 , orientam que a avaliação deve ser compreendida como parte do trabalho pedagógico, sem o objetivo de promoção ou classificação, nesse sentido se torna fundamental o habito de registrar o desenvolvimento das crianças através de múltiplos registros . 
Modelo do Caderno de Portfólio 2013

Modelo do Caderno de Portfólio 2014 - Esse caderno vai acompanhar a partir desse ano a criança até o final da Educação Infantil.

                O principal objetivo da Avaliação na Educação Infantil é acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, replanejando atividades e intervindo pontualmente, estimulando avanços, respeitando logicamente o ritmo individual e a etapa de desenvolvimento que a criança se encontra.


 
        

 Artigo 10 da Resolução CNE/CEB nº 05/09 : 
“As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:


I - a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano;

II - utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.);

III - a continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental);

IV - documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil;

V - a não retenção das crianças na Educação Infantil.

 Conheça e curta a nossa página :