Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de maio de 2013

TEATRINHO DE CAIXAS DE SAPATOS PARA FANTOCHES

      Vamos  aproveitar a fantasia e a magia que envolve o mundo infantil , explorando  a riqueza que o Teatrinho de Fantoches pode proporcionar ao desenvolvimento  das crianças . 
         Utilizando apenas oito caixas de sapatos podemos criar um espaço mágico para apresentação dos Fantoches , possibilitando  contar , criar , e recriar as histórias.   
       Depois que a estrutura estiver pronta , com as três caixas da base coladas com cola quente e as duas colunas laterais, feitas cada uma com duas caixas coladas,e  com a oitava caixa recorte-a nas dobras  colando formando o teto sobre as duas colunas laterais. 
       Na decoração do Teatrinho de Caixas , preferi usar caixas iguais , do mesmo tamanho e cor, pois isso facilita na decoração , evitando ter que revesti-las por inteiro. 
         Com minha turminha de 3 anos tenho trabalhado muito com reciclagem , mostrando para esses pequeninos , a importância do Reciclar, Reutilizar, transformando materiais do ambiente deles em novos produtos , e sempre buscando a participação deles nessa transformação, por isso optei em decorar com a ajuda deles , usando recorte e tinta pincelada por eles nas caixas. 
 
O resultado foi esse.... Muito bom !!
 E você o que está esperando?
Faça logo o seu Teatrinho de Caixas também e perceba a riqueza dos frutos desse trabalho .
           Veja alguns dos vídeos  das historinhas criadas por minhaTurminha de 3 anos.

http://www.youtube.com/watch?v=GhklT1Gmueg&feature=youtu.be  
http://www.youtube.com/watch?v=cqwWbZ3VvDI&feature=youtu.be
http://www.youtube.com/watch?v=P613SY9NsXw&feature=youtu.be


E só para relembrar... Na educação infantil, mediante a brincadeira e a fantasia, a criança forma a base e adquire a maior parte de seus repertórios cognitivos, emocionais, sociais e motores. As atividades lúdicas são reconhecidas como meio de fornecer à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem em várias idades. E sem dúvida, dentre as atividades lúdicas, os fantoches se destacam como instrumento tanto de  ensino  como de aprendizagem.



terça-feira, 21 de maio de 2013

20 DE MAIO - DIA INTERNACIONAL DO PEDAGOGO

(...) o pedagogo será aquele profissional capaz de mediar teoria pedagógica e práxis educativa e deverá estar comprometido com a construção de um projeto político voltado à emancipação dos sujeitos da práxis na busca de novas e significativas relações sociais desejadas pelos sujeitos (FRANCO, 2003, p.110)
 O Trabalho efetivo do Pedagogo no ambiente escolar é fundamental para o sucesso pedagógico e educativo   de uma escola , este profissional é o ARTICULADOR e MEDIADOR do processo pedagógico  , valendo da sua formação e conhecimentos para  assumir  a importante função de FACILITADOR do trabalho do docente em sala de aula , acompanhando, planejando , delineando novas ações pontuais. 
PARABÉNS A TODOS OS PEDAGOGOS ! 









segunda-feira, 20 de maio de 2013

FESTA DA FAMÍLIA



  
O significado da festa da Festa da Família na Escola para as crianças vai muito além do caráter comemorativo e pedagógico, mas gera um momento de   ressignificação da questão de ser membro de uma família, proporcionando-a laços mais estáveis e conseqüentemente, equilíbrio psíquico e o sentimento de pertencimento, o que todos os seres humanos almejam.
     A Escola não é nem pode assumir o papel da Família , mas conscientizar e chamar esta família a participar da vida escolar dos filhos, é sim um papel educativo  que a escola deve se propor a assumir.
O envolvimento das crianças com os ensaios e principalmente com a confecção do presente (uma bolsa) 
 garantiu o prazer de trabalhar com o tema.










terça-feira, 7 de maio de 2013

Painel da Mamãe- Trabalho Coletivo da Turminha

       Tem coisa mais gostosa que sentir nascer a vontade do "fazer juntos"Cada um colabora um pouquinho e aprende e ensina. 
      O objetivo desse painel , além de homenager nossas mamães, vai desde o desenvolvimento da coordenação motora fina, passando pelo controle da tonicidade dos musculos da mão através do amassar e rasgar papeis, até o incentivo e apreciação estética , estruturação gráfica da figura humana e socialização de idéias e comportamentos.   
       E antes que esqueça, o painel representa o amor de mãe , cada criança representou o rosto da sua mamãe, e o amor destas por seus filhos, porque "Toda mãe guarda seu(a)  filho(a) no coração".



















sexta-feira, 3 de maio de 2013

MOMENTO CÍVICO - Atitude que se aprende




A Lei Federal no 12.031/09, de autoria do Deputado Federal Lincoln Portela (PR-MG), publicada no Diário Oficial da União em 21 de setembro de 2009, e que altera a Lei no 5.700, de 1o de setembro de 1971. tornou obrigatória a execução do Hino Nacional nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental em todo o país ao menos uma vez por semana.  Apesar da obrigatoriedade não atingir a Educação Infantil, a maioria das escolas de Educação Infantil acompanham a determinação e aproveitam esse momento para efetivar momentos de socialização, imprimindo o sentido de respeito , civismo e patriotismo aos pequenos cidadãos.
 
O Hino Nacional é um dos símbolos do Brasil, é uma poesia metafórica em forma de música, que retrata a nossa pátria e o nosso povo , mostrando valores da nossa cultura, história e sociedade, retratando a grandeza da nossa nação através das riquezas naturais do nosso país.

 
  
  Em 2009 na rede Municipal de Muriaé , por ocasião da referida Lei, a SME através da Assessoria e Gerenciamento de Ações Educacionais  orientou pedagogos e diretores a efetivarem essa prática nas escolas da rede, distribuindo apostila  que trazia como conteúdo a Lei 5700/71 e as alterações promovidas pela Lei 12.031/09, a história do Hino Nacional Brasileiro, como trabalhar com o texto do hino, atividades linguísticas, a interpretação da mensagem do texto do hino, o sinônimo dos vocábulos mais difíceis, quem foi Joaquim Osório Duque Estrada e Francisco Manoel da Silva autores do hino .  A Educação deve e precisa  ser instrumento de transformação, e a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica , é campo fértil para se iniciar a valorização do espírito cívico. 
 



 Na escola que atuo (E.M.E.I. Profª. Zélia Barros Carneiro), o Momento Cívico acontece semanalmente às sextas-feiras, e para tornar esse dia mais prazeroso, foi associado a este momento o “dia de história no pátio”, onde cada professora do turno, além das estagiárias , direção e pedagoga  organizam um cronograma e se responsabilizam de a cada 6ª-feira uma contar a história logo após o momento cívico.