Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de março de 2013

Festinha de Páscoa na escola - Mamãe Coelha e seus coelhinhos valorizando a partilha , a amizade , o respeito com o outro.

         Assim foi nossa comemoração de Páscoa.. alegre, divertida e lúdica, a música preferida , a do Coelhinho Levadinho que foi passear na horta e não sabia voltar para casa, sua mamãe coelha aflita saiu a procurar , encontrou o coelhinho, deu uma bronca. A música para por aí , mas podemos explorar muito mais que isso , criando um papel muito mais importante para a Mamãe Coelha , que ensina valores positivos, atitudes corretas, a importância da amizade, o respeito , o companheirismo, a união , a fraternidade , o partilhar. 
         Mamãe Coelha visitou e levou sua mensagem de carinho e agradecimento a equipe da escola.

 A Partilha dos alimentos contou com a participação da doação da comunidade escolar, ressaltando o valor da fraternidade e do sentido de união , onde não só o que é material pode ser partilhado , mas todos os sentimentos bons devem ser cultivados e partilhados.
 


 

 Diante do grande atrativo que os fantoches exercem sobre as crianças em idade de Educação Infantil, decidi confeccionar como lembrancinha de Páscoa para meusalunos o Fantoche do Coelhinho , assim associo a esta lembrancinha um caráter lúdico e pedagógico que vai muito além do recheio de chocolates e balas das  lembrancinhas

Nossa turminha distribuíu os pregadores de madeira pintados de vermelho e decorado com Coelhinho para todos da equipe uma sugestão bacana também e fácil de fazer 
 
Os cartãozinhos personalizados valorizavam a imagem de cada criança, demonstrando sua importância e singularidade no grupo.
     FELIZ PÁSCOA  e continue vendo as imagens que marcaram esse grande dia !!!
 

 















quinta-feira, 21 de março de 2013

COMEMORANDO O DIA DO CIRCO




 
           A arte circense atrai e encanta pessoas de todas as idades e pode ser fonte geradora para trabalhar poesias, dramatizações, artes, psicomotricidade, tudo incrementado pela magia e alegria do circo.  



                     Dia 15  de março é Dia Internacional do Circo, porém aqui no Brasil , o dia do Circo é comemorado no dia 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.
 

terça-feira, 19 de março de 2013

A Música e a Bandinha na Educação Infantil



A música no contexto social da educação infantil atende a vários objetivos, em muitos casos, funciona como suporte para atender a vários propósitos, como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos.
       Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brincadeiras rítmicas, jogos de mãos, são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto peça atividade musical, além de atenderem as necessidades de expressão que passam pela esfera afetiva, estética e cognitiva da criança.

 Preciso salientar que música na Educação Infantil significa o trabalho com linguagem musical, exploração dos sons, resgate cultural, repertório musical da infância, conhecimentos esses que não necessitam formação específica (musical) do educador.  




   As atividades musicais realizadas na escola não visam a formação de músicos, e sim, através da vivência e compreensão da linguagem musical, propiciar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral do ser. 

  Objetivos  segundo o RCNEI



Crianças de 0 a 3 anos:



ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;

brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
 Crianças de 4 a 6 anos:



Ampliação dos objetivos de idade precedente;

Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;

Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.



Lembre-se que todos os sons são aproveitados pelas crianças (pois esta dá a mesma importância para todas as fontes sonoras) integra  movimento ao som 

  CONTEÚDOS

Os Conteúdos devem propiciar o desenvolvimento da comunicação e expressão por meio da música, respeitando as diferenças regionais e sociais das crianças.  Sendo assim, os RCNEIs orientam:



1.Exploração de materiais e a escuta de obras musicais para propiciar o contato e experiências com a matéria-prima da linguagem musical: o som (e suas qualidades) e o silêncio;



2.Vivência da organização dos sons e silêncios em linguagem musical pelo fazer epelo contato com obras diversas;



3. Reflexão sobre a música como produto cultural do ser humano é importanteforma de conhecer e representar o mundo

BANDINHA RÍTMICA DE SUCATA
        A bandinha rítmica é uma das mais ricas formas de expressão musical. Além dos valores estéticos a ela atribuídos, concorre também para o desenvolvimento do autodomínio e da auto realização, por permitir que a própria criança extraia sons dos instrumentos. São várias as suas finalidades:

·  despertar e desenvolver o senso rítmico;

·  desenvolver a acuidade auditiva;

·  satisfazer a necessidade de atividade muscular aplicada a um fim construtivo;

·  desenvolver o controle motor;

·   desenvolver a autodisciplina e a atenção;

·   estimular a confiança em si mesmo e o autodomínio;

· estimular a expressão espontânea e as fantasias inconscientes;

·  desenvolver hábitos sociais (respeitar a vez do colega, confraternização e sociabilização).





SUGESTÃO:

Minha Coletânea preferida e algumas músicas que tornam mais que prazerosa as brincadeiras cantadas e a rotina com música na sala de aula: